Educação


A educação é um dos pilares para uma convivência urbana pacífica e democrática. Nessa perspectiva, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) desenvolve projetos educativos visando a estimular o respeito entre condutores e pedestres. Todos os atores que convivem no espaço urbano são contemplados com ações específicas que buscam promover a integração entre os diversos modais de transporte e despertar uma nova consciência na utilização da cidade.  

Escola de Mobilidade Urbana 

Criada para atender crianças e jovens de diferentes faixas etárias, a Escola de Mobilidade Urbana é voltada para levar aprendizado de forma prática aos visitantes. Educadores devidamente capacitados intensificam o atendimento aos futuros motoristas, conscientizando-lhes sobre como se comportar diante do cenário adotado nas grandes cidades com a priorização das bicicletas e do transporte coletivo. 

A estrutura, que tem capacidade para atender cerca de 100 estudantes diariamente, dispõe de faixa de pedestres, ciclofaixa, simulador semafórico, painéis educativos do Bicicletar e Bilhete Único, além de um ônibus virtual com plataforma elevatória acessível. Tudo isso para aprimorar o conhecimento dos visitantes e incentivar a adoção de um comportamento seguro no trânsito. 

Principais campanhas:

Motociclista prudente: quem é consciente não se envolve em acidente

O foco é o motociclista, principal vítima de acidentes de trânsito que corresponde a quase metade dos óbitos registrados em Fortaleza. Durante a mobilização, realizada em faixas de retenção para motocicletas, os usuários são orientados a trafegar com segurança. 

Volta às aulas

A ação educativa visa a conscientizar pais, alunos e educadores para uma boa relação no trânsito. A atividade é desenvolvida na porta das escolas, onde os usuários recebem orientações sobre as infrações mais cometidas no entorno dos colégios, como estacionar em fila dupla, sobre a faixa de pedestres, não utilizar os equipamentos obrigatórios para o transporte de crianças, dentre outros. 

Dê passagem para a vida

Consiste em intervenções lúdicas e educativas nos cruzamentos viários e terminais de integração, cujo objetivo é incentivar a travessia segura pela faixa de pedestres, ato tão simples que é capaz de salvar vidas.

AMC nos Bares

Abordagens em pontos comerciais movimentados de Fortaleza que tem o propósito de alertar os motoristas sobre os riscos de misturar álcool e direção.  

Caminhos da Bicicleta

A utilização da bicicleta como meio de deslocamento é tendência nos centros urbanos por ser um transporte limpo e saudável. Acompanhando a ampliação da infraestrutura cicloviária existente na cidade, a AMC mobiliza ciclistas orientando-lhes sobre os seus direitos e deveres. 

 Condutor Consciente

O objetivo da mobilização é alertar motoristas quanto ao uso do cinto de segurança, transporte correto de crianças no veículo, riscos da combinação entre álcool e direção, além da utilização do aparelho celular no trânsito. 

Travessia Cidadã

O Programa "Travessia Cidadã" sensibiliza pedestres e condutores para um convívio social e equilibrado no trânsito. Os "Monitores de Travessia" são credenciados pelo programa para realizar a passagem dos alunos e demais transeuntes de forma segura pela faixa de pedestres, além de incentivar motoristas a respeitá-la.