Monitoramento

Fortaleza passou a contar, em julho de 2021, com a Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito, que tem como objetivo otimizar o tráfego, garantir maior agilidade no atendimento às ocorrências, planejar medidas e intervenções de segurança viária que evitem acidentes, além de coibir comportamentos irregulares que comprometem um ir e vir seguro.

O equipamento, instalado na sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), dispõe de 652 câmeras que monitoram 747 vias da cidade, integrando órgãos municipais e estaduais, como Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Guarda Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A partir da Central, os órgãos atuam preventivamente, identificando comportamentos de risco, podendo deslocar com mais rapidez equipes para minimizar ocorrências ou mesmo assegurar um atendimento pré-hospitalar mais rápido por meio do controle semafórico e da atuação do Samu, em casos de acidentes.

A estrutura possui 223 m² de área, com modernização do Circuito Fechado de TV com câmeras PTZ (movimentos Pan, Tilt e Zoom), que são visualizadas através de um video wall com monitores de 55 polegadas.

O vídeo wall integra todos os monitores por um sistema de gerenciamento que permite aos servidores projetar mapas, alertas, destacar imagens de câmeras prioritárias para atendimento de ocorrências no trânsito sob o viés no trânsito, segurança pública ou mesmo saúde.