Zona Azul Digital

No intuito de garantir maior rotatividade nos espaços públicos, otimizando o acesso às vagas de Zona Azul, a Prefeitura de Fortaleza está modernizando o sistema de estacionamento rotativo com nova tecnologia que vai permitir mais segurança e comodidade aos usuários do serviço. A reformulação não contemplará apenas os motoristas do transporte individual. Os ciclistas também serão beneficiados com a medida, visto que todo o recurso será revertido para a política de infraestrutura cicloviária do município promovendo a manutenção e a ampliação de ciclofaixas, ciclovias e do programa de bicicletas compartilhadas, que poderão ser ampliados para mais bairros na cidade.

Além dos cartões usuais, cujo prazo de validade deve durar somente pelos próximos três meses, a novidade é que os condutores poderão usufruir do serviço por meio do aplicativo “Zona Azul Digital”. Através de uma simples tela de celular será possível adquirir os créditos e controlar todos os processos e gastos com maior facilidade. Segundo o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, em março haverá um chamamento público para o credenciamento de empresas interessadas na distribuição do Cartão Azul Digital (CAD) e a partir de abril a plataforma estará disponível nos aparelhos móveis, seguindo o exemplo de cidades como São Paulo que utiliza a ferramenta desde 2016. “A opção eletrônica é mais fácil para os cidadãos porque possibilita um acesso seguro, evita fraudes e preços exorbitantes. Além disso, uma das principais vantagens é que os investimentos serão utilizados em prol dos modos de transporte sustentáveis”, defende.

O procedimento é rápido, cabendo ao usuário realizar um cadastro inicial, informar a placa do veículo e adquirir o Cartão Azul Digital (CAD) pelo próprio aplicativo. Não será necessário imprimir comprovante nem colocá-lo no painel do carro. À medida que o período se esgote e precise de mais tempo será possível renová-lo à distância, pois um alerta avisará quando estiver expirando.

Quem não possui smartphone ou tenha dificuldade no acesso à internet terá a opção de comprar o Cartão Azul Digital (CAD) nos pontos de venda credenciados devidamente padronizados que estarão conectados à rede. O agente de trânsito, por sua vez, vai dispor de um sistema que informará se o veículo pagou pela hora de estacionamento na sua vaga.

Disciplinamento das vagas

Fortaleza dispõe, atualmente, de 1.916 vagas de Zona Azul distribuídas pelos bairros Centro, Aldeota, Meireles, Dionísio Torres e Montese. Além de ampliar as vagas nestas localidades contempladas, 19 novas áreas da cidade passarão a contar com estacionamento rotativo. São elas: Benfica, Cidade dos Funcionários, Cocó, Edson Queiroz, Farias Brito, Fátima, Jóquei Clube, Messejana, Papicu, Parangaba, Parque Manibura, Parquelândia, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo, São Gerardo, Sapiranga e Varjota. Ao final do processo serão 24 regiões da cidade com Zona Azul.

O processo de implantação será gradativo, devendo ser iniciado pelo Centro com a revitalização das vagas existentes e criação de novas. A sinalização será modificada aos poucos. “Somente neste bairro, estaremos ampliando a oferta de estacionamento passando de 779 para cerca de duas mil vagas rotativas”, reforça Arcelino, acrescentando que os motoristas terão um período educativo para se adequar às mudanças.

Conforme o projeto, pessoas com mobilidade reduzida terão uma maior oferta de estacionamento. Serão implantadas 365 vagas rotativas para idosos e 146 para deficientes.

Normas de estacionamento

As normas de estacionamento rotativo serão reformuladas e estarão indicadas na sinalização vertical. O tempo de permanência nas vagas deverá ser de uma ou duas horas, podendo ser prorrogado por igual período. Ainda existe a possibilidade de esse tempo ser de 5 horas, dependendo da área, não havendo prorrogação neste caso. Cada cartão custarR$ 2,00.

Assim como o tempo de permanência, os horários de funcionamento da Zona Azul também passarão por mudança. Esse disciplinamento foi realizado a partir um estudo técnico que analisou a ocupação e uso do solo nas áreas, levando em consideração as necessidades dos usuários que frequentam algumas regiões da cidade com características específicas.

As faixas de horário padrão de operação da Zona Azul classificadas pela AMC serão de 7 às 19 horas, podendo ser ampliadas de acordo com o perfil do local e dias da semana, podendo ser visualizadas nas placas indicativas de sinalização.

REVENDEDOR ENDEREÇO BAIRRO
GULOSO LANCHES AV. DES. LEITE ALBUQUERQUE (ESQUINA C/ R. BARBOSA DE FREITAS) ALDEOTA
ZE MARIA CABELEIREIRO R. JOAQUIM NABUCO N° 1090 ALDEOTA
EMPRESA TRANSFORME CONSULTORIA RUA BARBOSA DE FREITAS N° 1035 ALDEOTA