Faixas Exclusivas de Ônibus


Otimizar a rede de circulação utilizada por pedestres, ciclistas e motoristas tem sido o objetivo principal da Prefeitura de Fortaleza com a implantação de um denso programa de mobilidade urbana na cidade. Com o desenvolvimento do projeto das faixas exclusivas, iniciado em junho de 2014, a gestão do Prefeito José Sarto persegue a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, sendo que os resultados vêm superando as expectativas.

Hoje, Fortaleza conta com 132,3 km de faixas exclusivas de ônibus e o principal objetivo deste sistema é priorizar o transporte público, proporcionando diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes.

Com as faixas exclusivas de ônibus implantadas no Binário Dom Luís / Santos Dumont, por onde trafegam diariamente boa parte dos trabalhadores da cidade no trajeto casa-trabalho, a circulação do transporte coletivo foi priorizada. Inicialmente, a expectativa era de que houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por estas duas vias, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. 

Na Av. Santos Dumont, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Isso representa menos tempo de deslocamento e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais.

Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com ganhos de velocidade operacional dos ônibus identificados acima do esperado são a Av. Carapinima, com ganho de 160%; a Rua General Sampaio, com ganho de 108%; a Av. Bezerra de Menezes, com ganho de 91%; a Av. da Universidade, com ganho de 70%; e a Av. Domingos Olímpio, com ganho de 62%.

 

 

 

Faixas Exclusivas de Ônibus

Otimizar a rede de circulação utilizada por pedestres, ciclistas e motoristas tem sido o objetivo principal da Prefeitura de Fortaleza com a implantação de um denso programa de mobilidade urbana na cidade. Com o desenvolvimento do projeto das faixas exclusivas, iniciado em junho de 2014, a gestão do Prefeito José Sarto persegue a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, sendo que os resultados vêm superando as expectativas.

Hoje, Fortaleza conta com 132,3 km de faixas exclusivas de ônibus e o principal objetivo deste sistema é priorizar o transporte público, proporcionando diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes.

Com as faixas exclusivas de ônibus implantadas no Binário Dom Luís / Santos Dumont, por onde trafegam diariamente boa parte dos trabalhadores da cidade no trajeto casa-trabalho, a circulação do transporte coletivo foi priorizada. Inicialmente, a expectativa era de que houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por estas duas vias, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. 

Na Av. Santos Dumont, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Isso representa menos tempo de deslocamento e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais.

Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com ganhos de velocidade operacional dos ônibus identificados acima do esperado são a Av. Carapinima, com ganho de 160%; a Rua General Sampaio, com ganho de 108%; a Av. Bezerra de Menezes, com ganho de 91%; a Av. da Universidade, com ganho de 70%; e a Av. Domingos Olímpio, com ganho de 62%.