Carteira de Estudante


A Divisão de Gestão das Carteiras de Estudante (Digeces) é responsável pela fiscalização da emissão das carteiras de estudante pelas entidades estudantis. Através do setor, alunos com direito à Identidade Estudantil para uso nos transportes públicos podem requerer os seguintes serviços:

- Solicitação da Carteira de Estudante;

- Desbloqueio da Carteira de Estudante;

- Cadastramento de alunos novatos;

- Realização da Biometria

Agendar em http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br 

Realizar o agendamento para Sede da Etufor, ou Shopping Aldeota, ou Riomar Kennedy, ou Central da Cidadania na Câmara dos Vereadores, ou Vaptvupt Messejana e Antônio Bezerra.
Documentação necessária: Declaração de matrícula do aluno atualizada, RG do aluno, CPF do aluno, comprovante de endereço atualizado.

BILHETINHO

O Bilhetinho é um cartão que garante a gratuidade para crianças que possuem de dois a sete anos de idade no sistema de transporte coletivo. O cadastro pode ser feito na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), além dos postos do Bilhete Único localizados nos terminais Siqueira, Papicu, e Vapt Vupt de Messejana e Antônio Bezerra, shopping Aldeota, Riomar Kennedy, Câmara Municipal e na sede do Sindiônibus, mas apenas para crianças que possuem carteira de estudante. Quem não possui carteirinha deve vir à sede da Etufor. 

Uma das vantagens do Bilhetinho é permitir a passagem da criança pela catraca e não mais por baixo dela, como acontecia antes, garantindo mais dignidade aos pequenos. Além disso, o Bilhetinho evita dúvidas ou questionamentos por parte dos cobradores, pois todo o serviço de checagem de idade e de estatura já foi realizado no ato do cadastramento. Isso porque o projeto conta com o sistema de segurança da biometria facial, que evita que o cartão seja utilizado por terceiros e outros tipos de fraudes.

Quem tem direito à gratuidade:

- Crianças de 2 a 7 anos incompletos;
- Crianças maiores de 7 anos e com altura até 1,10m (um metro e dez centímetros de altura).

Para solicitar segunda via ou reimpressão, o responsável deve apresentar Boletim de Ocorrência feito na Delegacia ou Eletrônico impresso. 

Onde fazer o cadastro e a documentação necessária: 
Agendar http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br

Local de cadastro: Sede da Etufor, Central de Atendimento Shopping Aldeota, Riomar Kennedy, Câmara Municipal e Vapt-Vupt Antonio Bezerra e Messejana.
Documentação: (cópia e original) RG e CPF da criança e ou responsável, (cópia e original) certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza. A criança deve comparecer para fazer a biometria facial (foto).