Carteira de Estudante


A Divisão de Gestão das Carteiras de Estudante (Digeces) é responsável pela fiscalização da emissão das carteiras de estudante pelas entidades estudantis. Através do setor, alunos com direito à Identidade Estudantil para uso nos transportes públicos podem requerer os seguintes serviços:
- Solicitação da Carteira de Estudante;
- Desbloqueio da Carteira de Estudante;
- Cadastramento de alunos novatos;

Posto de Atendimento:
Sede da ETUFOR
Endereço: Av. dos Expedicionários, 5677, Vila União
Horário de atendimento: de 8h às 16h30min.
Fones: (85) 3101.3090 / 34912033.

BILHETINHO

O Bilhetinho é um cartão que garante a gratuidade para crianças que possuem de dois a sete anos de idade no sistema de transporte coletivo. O cadastro pode ser feito na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), além dos postos do Bilhete Único localizados nos terminais da Parangaba, Siqueira, Papicu, Antônio Bezerra e Vapt Vupt de Messejana, nas praças José de Alencar e Coração de Jesus e na sede do Sindiônibus, mas apenas para crianças que possuem carteira de estudante. Quem não possui carteirinha deve vir à sede da Etufor. De acordo com o censo do IBGE de 2010, Fortaleza tem cerca de 238 mil crianças na faixa etária que pode solicitar o bilhetinho e usufruir do benefício.

Uma das vantagens do Bilhetinho é permitir a passagem da criança pela catraca e não mais por baixo dela, como acontecia antes, garantindo mais dignidade aos pequenos. Além disso, o Bilhetinho evita dúvidas ou questionamentos por parte dos cobradores, pois todo o serviço de checagem de idade e de estatura já foi realizado no ato do cadastramento. Isso porque o projeto conta com o sistema de segurança da biometria facial, que evita que o cartão seja utilizado por terceiros e outros tipos de fraudes.

Quem tem direito à gratuidade:

- Crianças de 2 com até 7 anos(para completar);
- Crianças maiores de 7 anos e com altura até 1,10m (um metro e dez centímetros de altura);

Onde fazer o cadastro e a documentação necessária:

- Crianças que possuem carteira de estudante dentro da faixa etária. 
Local de cadastro: Postos do Bilhete Único.
Documentação: carteira de estudante e comprovante de residência com CEP de Fortaleza.

- Crianças que estudam, mas não tem carteira de estudante
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: Declaração de matrícula, biometria facial, RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza.

- Crianças que não estudam
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza.

- Crianças de 2 de 7 anos, mas com altura até 1,10m
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: ver documentação de acordo com as opções acima.