Educação


A educação é um dos pilares para uma convivência urbana pacífica e democrática. Nessa perspectiva, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) desenvolve projetos educativos visando a estimular o respeito entre condutores e pedestres. 

Todos os atores que convivem no espaço urbano são contemplados com ações específicas que buscam promover a integração entre os diversos modais de transporte e despertar uma nova consciência na utilização da cidade.  

Ciclofaixa Segura

Atuação de orientadores de tráfego para conscientizar todos que compartilham o trânsito em ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas ou passeios compartilhados.

Minicircuito de Bike Infantil

Circuito montado a partir da orientação de cones e sinalização de trânsito para levar educação, prática e segurança no uso da bicicleta para crianças, incentivando a utilização do transporte não motorizado desde a infância. 

AMC nas Escolas

O projeto visa reforçar os direitos e deveres no trânsito, alertando para o respeito entre os diversos modais e a segurança. O conhecimento é repassado aos pequenos por meio de abordagens lúdicas, como jogos de tabuleiro, teatro de fantoches, além de atividades pedagógicas que reforçam os cuidados adotados ao se deslocar em visitas de educadores da AMC às instituições de ensino.

Travessia Cidadã

O Programa "Travessia Cidadã" sensibiliza pedestres e condutores para um convívio social e equilibrado no trânsito. Os "Monitores de Travessia" são credenciados pelo programa para realizar a passagem dos alunos e demais transeuntes de forma segura pela faixa de pedestres, além de incentivar motoristas a respeitá-la.

Ônibus Seguro

A ação educativa é realizada com motoristas de ônibus e vans do transporte público de Fortaleza nas garagens e corredores exclusivos. Educadores da AMC também dialogam sobre condução segura, legislação de trânsito e ações na área de mobilidade urbana, que ampliam as opções de deslocamento do fortalezense. Os coletivos ainda recebem uma adesivagem que incentiva o respeito aos usuários de bike e pedestres. 

Prêmio AMC de Mobilidade Urbana

Concurso anual realizado em escolas públicas de ensino fundamental e médio de Fortaleza com o objetivo de envolver crianças e adolescentes com temáticas sobre trânsito, mobilidade, acessibilidade, inclusão e sustentabilidade, bem como desenvolver a cidadania plena e a participação social nessas questões importantes para a cidade.

Curso de pilotagem segura para motociclistas

A capacitação tem o intuito de reduzir o número de mortes no trânsito que envolvem condutores e ocupantes de motocicleta. A formação traz abordagens sobre legislação, mecânica aplicada e direção defensiva para aprimorar técnicas de pilotagem e de habilidades na condução segura da motocicleta para enfrentar qualquer situação no trânsito.

Curso de pilotagem segura para ciclistas

A formação tem como propósito ensinar o comportamento seguro e treinar técnicas de pilotagem para ciclistas no meio urbano. Noções de mecânica básica, informações sobre uso da infraestrutura cicloviária, percepção e gestão de risco durante as pedaladas são abordadas Os usuários de bike também participam de exercícios práticos de pilotagem segura e aprendem os gestos se segurança que fazem a diferença na hora de pedalar.