Bilhete Único


BILHETE ÚNICO
 
O Bilhete Único Fortaleza é o atual modelo de integração utilizado no transporte coletivo de Fortaleza. Com ele é possível pegar quantos ônibus quiser, no período de duas horas, em qualquer sentido, pagando apenas uma passagem ou meia passagem, no caso dos estudantes.
Com o Bilhete Único o passageiro fica livre para fazer o embarque e desembarque na parada em que desejar, sem ter a obrigatoriedade de passar por um terminal. Essa vantagem irá reduzir o tempo de viagem, uma vez que o cidadão poderá fazer a integração em diversos pontos espalhados na cidade.

Como usar o benefício:

O Bilhete Único é um cartão de crédito pré-pago para o transporte coletivo. Você pode inserir o valor que desejar e ao embarcar em um ônibus ou van basta passar o cartão no validador que automaticamente a passagem será debitada e a catraca será liberada.
Com a utilização do Bilhete Único, se você pegar outro ônibus no intervalo de duas horas você não paga outra passagem.

Como solicitar:

Para solicitar o Bilhete Único basta realizar um cadastro em um dos nove postos de atendimento. A primeira solicitação é gratuita.
Estudantes que possuírem a carteira de estudante do ano vigente também contam com os benefícios do Bilhete Único integrados no mesmo cartão.

Documentos necessários:

Identidade
CPF
Comprovante de endereço com CEP

Postos de cadastro e Recarga e/ou transferência de créditos:
Sindiônibus: Avenida Borges de Melo, 60 – Aerolândia (de segunda a sexta das 8h às 17h).
Terminais Siqueira, Parangaba, Papicu (de segunda a sexta das 6h às 21h).
Vapt-vupt Messejana: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 602 - Messejana
Vapt-vupt Antônio Bezerra: R. Demétrio Menezes, 3750 (ao lado do terminal)

Bloqueio e 2ª Via
Em caso de perda ou roubo
O bloqueio pode ser feito através da Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, no número 156 ou pelo Alô Sindiônibus, no número: 4005-0956.
Durante a ligação é preciso informar o número do RG e do CPF.
2ª Via
Para solicitar a segunda via do cartão Bilhete Único, o usuário deverá ir à sede do Sindiônibus (Av. Borges de Melo, 60) levando identidade, CPF e comprovante de endereço com CEP ou através do site www.vtefortaleza.com.br.

Recarga on line:
https://www.vtefortaleza.com.br/

BILHETINHO

O Bilhetinho é um cartão que garante a gratuidade para crianças que possuem de dois a sete anos de idade no sistema de transporte coletivo. O cadastro pode ser feito na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), além dos postos do Bilhete Único localizados nos terminais da Parangaba, Siqueira, Papicu, Antônio Bezerra e Vapt Vupt de Messejana, nas praças José de Alencar e Coração de Jesus e na sede do Sindiônibus, mas apenas para crianças que possuem carteira de estudante. Quem não possui carteirinha deve vir à sede da Etufor. De acordo com o censo do IBGE de 2010, Fortaleza tem cerca de 238 mil crianças na faixa etária que pode solicitar o bilhetinho e usufruir do benefício.

Uma das vantagens do Bilhetinho é permitir a passagem da criança pela catraca e não mais por baixo dela, como acontecia antes, garantindo mais dignidade aos pequenos. Além disso, o Bilhetinho evita dúvidas ou questionamentos por parte dos cobradores, pois todo o serviço de checagem de idade e de estatura já foi realizado no ato do cadastramento. Isso porque o projeto conta com o sistema de segurança da biometria facial, que evita que o cartão seja utilizado por terceiros e outros tipos de fraudes.

Quem tem direito à gratuidade:

- Crianças de 2 com até 7 anos(para completar);
- Crianças maiores de 7 anos e com altura até 1,10m (um metro e dez centímetros de altura);

Onde fazer o cadastro e a documentação necessária:

- Crianças que possuem carteira de estudante dentro da faixa etária.
Local de cadastro: Postos do Bilhete Único.
Documentação: carteira de estudante e comprovante de residência com CEP de Fortaleza.

- Crianças que estudam, mas não tem carteira de estudante
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: Declaração de matrícula, biometria facial, RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza.

- Crianças que não estudam
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza.

- Crianças de 2 de 7 anos, mas com altura até 1,10m
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: ver documentação de acordo com as opções acima.