Bicicleta Integrada (Sistema Integrado aos Terminais de Ônibus)

Pioneiro no Brasil pelo foco na integração com o transporte público, o novo sistema de empréstimo de bicicletas integradas, lançado em junho de 2016 com 50 bicicletas no Terminal da Parangaba, vem ofertando uma nova alternativa de transporte em Fortaleza, de acordo com o planejamento cicloviário da atual gestão municipal. Hoje, a Prefeitura de Fortaleza já disponibiliza, somente com este novo sistema, um total de 250 bicicletas na cidade, distribuídas nas estações dos Terminais Conjunto Ceará (Regional V), Messejana (Regional VI), Siqueira (Regional IV), Papicu (Regional II) e Parangaba (Regional IV). O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT).

Contando com as 800 “bikes verdinhas” do Bicicletar e as 250 do Bicicleta Integrada, Fortaleza agora dispõe de 1.050 bicicletas para os mais diversos perfis de deslocamentos. Até o final deste ano, serão implantadas mais três estações do Bicicleta Integrada, a serem distribuídas nos Terminais de Antônio Bezerra e Lagoa, além do Centro, com local a ser definido.

As estações têm o apoio da iniciativa privada e todo o sistema é operado pela empresa Serttel, vencedora da seleção pública e responsável por dar manutenção técnica nos equipamentos. Assim como acontece com o Bicicletar e os Veículos Alternativos para Mobilidade (VAMO), a gestão pública municipal não tem nenhum ônus financeiro com o novo sistema Bicicleta Integrada.

Em funcionamento há pouco mais de quatro meses, o Bicicleta Integrada tem ampliado consideravelmente as opções de deslocamento na cidade e, até agora, já foram realizadas mais de 10.324 viagens, ou seja, uma média de cerca de 3.441 viagens por mês. O número de cadastros quase triplicou somente em relação ao mês passado, estando hoje o sistema com um total de 1.482 usuários cadastrados nesse período de funcionamento nas estações dos Terminais Messejana, Papicu e Parangaba.

O novo sistema Bicicleta Integrada atende às condições, especificações e normas exigidas pelas Leis Federais nº 9.503/1997 e nº 12.587/2012, respectivamente do Código de Trânsito Brasileiro e da Política Nacional de Mobilidade Urbana, além da Lei Municipal nº 9.701/2010, que dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário em Fortaleza.

Regras de utilização

Com regras distintas do sistema Bicicletar, a utilização das bicicletas é gratuita, bastando que o usuário realize cadastro presencialmente no Posto de Cadastramento dos Terminais da Parangaba e Papicu, onde são feitas as adesões ao Bilhete Único Fortaleza, de forma que também não há taxa de adesão para a utilização do sistema. Para isso, é obrigatório ter 18 anos para se cadastrar e apresentar as originais e cópias do RG, CPF, comprovante de endereço e Bilhete Único cadastrado no CPF do usuário, além de número de telefone celular válido e pessoal.

O novo sistema funciona todos os dias da semana, sempre das 05 horas às 23h59 para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução das bicicletas. O tempo de posse que o usuário tem direito à bicicleta é de 14 horas, possibilitando que faça, por exemplo, o pernoite com a bicicleta do sistema ou permaneça no seu local de trabalho com ela e devolva após o expediente. Outro importante fator é que as bicicletas retiradas a partir das 17h das sextas-feiras e vésperas de feriado poderão ser devolvidas até às 9h do dia útil subsequente, sem que haja penalidade para o usuário. O usuário pode retirar a bicicleta via Bilhete Único, Autoatendimento, ligando para 4003-0386 ou pelo aplicativo Bicicleta Integrada, disponível gratuitamente para iOS e Android. Site do projeto: www.bicicletaintegrada.com.

O usuário poderá valer-se desse benefício de forma ilimitada, desde que respeitado um intervalo mínimo de 3 horas entre cada uso. Se o usuário desejar retirar novamente a bicicleta ao término do período, sem penalidade, deverá devolvê-la normalmente e aguardar 3 horas para a próxima retirada. A cada hora de atraso na devolução da Bicicleta, o usuário terá o cadastro bloqueado por um dia. Seguindo a regra, um atraso de duas horas bloqueia o usuário por dois dias e, assim, sucessivamente. A medida é para proporcionar a rotatividade das bicicletas e que mais pessoas tenham acesso ao sistema. Importante saber que a Bicicleta Integrada não é compatível com o Bicicletar e, por isso, a devolução das bikes em estações que não pertencem ao Bicicleta Integrada acarretará em penalidade ao usuário.

Estações do Bicicleta Integrada

Terminal do Conjunto Ceará

Acesso pela Avenida L e praça UV1

Terminal de Messejana

Acesso pela Avenida Jornalista Tomaz Coelho

Terminal do Siqueira

Acesso pela Avenida Osório de Paiva, esquina com a Rua Raimundo Neri

Terminal do Papicu

Acesso pela Rua Pereira de Miranda

Patrocínio: Unifor e Indaiá

Terminal da Parangaba

Acesso pela Rua Eduardo Perdigão

Patrocínio: Grupo Marquise

Expansão

A localização das próximas estações considera áreas que potencializam a integração com o sistema de transporte público e sua alocação está orientada pelo estudo de planejamento realizado pela SCSP, que, dimensionou mais três alternativas de pontos a receberem as próximas estações, sendo eles os Terminais do Antônio Bezerra e Lagoa, além de uma estação no Centro, fortalecendo o enfoque na integração com o transporte público. Com a expansão do sistema, as próximas estações também ficarão localizadas ao longo de infraestruturas cicloviárias, como ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas. Com essa integração, ampliam-se as possibilidades para o usuário e incentiva-se o uso da bicicleta, além de dar mais vida e sensação de segurança à cidade, uma vez que se abre possibilidade para mais bicicletas e pessoas nas ruas.

Bicicleta Integrada (Sistema Integrado aos Terminais de Ônibus)

Regras de utilização

Estações do Bicicleta Integrada