Faixas Exclusivas de Ônibus


Otimizar a rede de circulação utilizada por pedestres, ciclistas e motoristas tem sido o objetivo principal da Prefeitura de Fortaleza com a implantação de um denso programa de mobilidade urbana na cidade. Com o desenvolvimento do projeto das faixas exclusivas, iniciado em junho de 2014, a gestão do Prefeito Roberto Cláudio persegue a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, sendo que os resultados vêm superando as expectativas. A priorização do ônibus proporciona diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes. 

Em 07 de junho de 2014, o prefeito Roberto Cláudio inaugurou o primeiro binário da atual gestão envolvendo as avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Com o novo projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), foram instaladas nestas duas vias três faixas para veículos, sendo uma exclusiva para ônibus de cerca de 3,4 quilômetros, além de uma ciclofaixa de aproximadamente 5,2 quilômetros, ampliando as opções de mobilidade segura para os ciclistas.

Com as faixas exclusivas de ônibus implantadas no Binário Dom Luís / Santos Dumont, por onde trafegam diariamente boa parte dos trabalhadores da cidade no trajeto casa-trabalho, a circulação do transporte coletivo foi priorizada. Inicialmente, a expectativa era de que houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por estas duas vias, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. Na Av. Santos Dumont, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Isso representa menos tempo de deslocamento trabalho-casa, ou vice-versa, e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais.

Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com ganhos de velocidade operacional dos ônibus identificados acima do esperado são a Av. Carapinima, com ganho de 160%, a Av. Bezerra de Menezes, com ganho de 91%, e a Av. da Universidade, que teve um aumento de 70% na velocidade operacional dos coletivos, além de muitas outras vias, como as avenidas Domingos Olímpio (62%) e Antônio Sales (24%).

A mais recente faixa exclusiva de Fortaleza foi implantada na Rua General Sampaio em setembro de 2017. Para melhorar o fluxo de ônibus, facilitando o ir e vir dos usuários, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), aumentou a oferta de linhas na Rua General Sampaio e iniciou a operação de faixa exclusiva na via. A faixa exclusiva compreende o trecho entre a Rua Meton de Alencar e a Rua Castro e Silva, chegando a 1,2 quilômetros de faixa. A faixa exclusiva é essencial neste trecho, pois o conflito de carros, ônibus e pedestres dificulta o fluxo na área, que é essencialmente comercial. A Etufor já realizou testes na área, e a velocidade operacional dos ônibus chegava a 2,3 Km/h. Com a faixa, os ônibus que vêm da Avenida da Universidade em direção ao Centro serão beneficiados pela intervenção, atendendo a 64 mil passageiros/dia que trafegam em 145 ônibus/hora, oriundos das 23 linhas de transporte coletivo que passam a trafegar pela via.

Contando com a nova faixa exclusiva, Fortaleza dispõe hoje de 99,5 quilômetros de deslocamento reservado para os ônibus. No início da atual gestão, a cidade contava com apenas 3,3 quilômetros de deslocamento exclusivo para os ônibus, que era composto pelos percursos de contra-fluxo das avenidas João Pessoa e Francisco Sá.

Seguem em andamento estudos técnicos para a definição de novas faixas exclusivas de ônibus a serem implantadas nas avenidas Godofredo Maciel, Osório de Paiva e na Rua Cel. Matos Dourado, além de outras vias da cidade. A medida é uma iniciativa do PAITT, por meio da articulação entre a SCSP, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Ganho de velocidade operacional das faixas exclusivas

Faixa Exclusiva

Ganho de velocidade operacional

Redução de tempo por dia (minutos)

Av. Santos Dumont

207%

31,3 min

Av. Carapinima

159%

10,5 min

Av. Dom Luís

143%

14,6 min

Av. Bezerra de Menezes

91%

13,6 min

Av. da Universidade

69%

6,3 min

Av. Domingos Olímpio

62%

10,9 min

Av. Antônio Sales

24%

5,6 min

Faixas exclusivas existentes

- Av. Francisco Sá – 0,6 km

- Av. João Pessoa – 2,7 km

- Av. Santos Dumont – 1,6 km

- Av. Dom Luís – 1,8 km

- Av. do Imperador – 0,8 km

- Av. Tristão Gonçalves – 0,9 km

- Av. da Universidade – 1,5 Km

- Av. Carapinima – 1,8 km

- Av. Alberto Sá – 1,0 Km

- Av. José Bastos – 8,3 Km

- Av. Domingos Olímpio – 4,2 km

- Av. Bernardo Manuel – 9,5 Km

- Av. Antônio Sales – 4,0 km

- Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral – Etapa 1) – 7,5 Km

- Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral – Etapa 2) – 8,5 Km

- Av. Bezerra de Menezes – 8,2 km

- Av. Gomes de Matos – 1,9 Km

- Av. Pres. Castelo Branco (Leste/Oeste – Etapa 1) – 4,4 km

- Av. Pres. Castelo Branco (Leste/Oeste – Etapa 2) – 6,6 km

- Av. Alberto Craveiro – 4,8 Km

- Rua Pe. Valdevino – 3,2 km

- Avenida Abolição – 5,3 Km

- Av. Osório de Paiva (Etapa 1) – 2,6 km

- Av. Juscelino Kubitschek – 5 km

- Rua César Rosas – 0,5 km

- Rua Germano Franck – 1,1 km

- Rua General Sampaio – 1,2 km

Total: 99,5 km

Faixas Exclusivas de Ônibus

Otimizar a rede de circulação utilizada por pedestres, ciclistas e motoristas tem sido o objetivo principal da Prefeitura de Fortaleza com a implantação de um denso programa de mobilidade urbana na cidade. Com o desenvolvimento do projeto das faixas exclusivas, iniciado em junho de 2014, a gestão do Prefeito Roberto Cláudio persegue a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, sendo que os resultados vêm superando as expectativas. A priorização do ônibus proporciona diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes. 

Em 07 de junho de 2014, o prefeito Roberto Cláudio inaugurou o primeiro binário da atual gestão envolvendo as avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Com o novo projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), foram instaladas nestas duas vias três faixas para veículos, sendo uma exclusiva para ônibus de cerca de 3,4 quilômetros, além de uma ciclofaixa de aproximadamente 5,2 quilômetros, ampliando as opções de mobilidade segura para os ciclistas.

Com as faixas exclusivas de ônibus implantadas no Binário Dom Luís / Santos Dumont, por onde trafegam diariamente boa parte dos trabalhadores da cidade no trajeto casa-trabalho, a circulação do transporte coletivo foi priorizada. Inicialmente, a expectativa era de que houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por estas duas vias, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. Na Av. Santos Dumont, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Isso representa menos tempo de deslocamento trabalho-casa, ou vice-versa, e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais.

Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com ganhos de velocidade operacional dos ônibus identificados acima do esperado são a Av. Carapinima, com ganho de 160%, a Av. Bezerra de Menezes, com ganho de 91%, e a Av. da Universidade, que teve um aumento de 70% na velocidade operacional dos coletivos, além de muitas outras vias, como as avenidas Domingos Olímpio (62%) e Antônio Sales (24%).

A mais recente faixa exclusiva de Fortaleza foi implantada na Rua General Sampaio em setembro de 2017. Para melhorar o fluxo de ônibus, facilitando o ir e vir dos usuários, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), aumentou a oferta de linhas na Rua General Sampaio e iniciou a operação de faixa exclusiva na via. A faixa exclusiva compreende o trecho entre a Rua Meton de Alencar e a Rua Castro e Silva, chegando a 1,2 quilômetros de faixa. A faixa exclusiva é essencial neste trecho, pois o conflito de carros, ônibus e pedestres dificulta o fluxo na área, que é essencialmente comercial. A Etufor já realizou testes na área, e a velocidade operacional dos ônibus chegava a 2,3 Km/h. Com a faixa, os ônibus que vêm da Avenida da Universidade em direção ao Centro serão beneficiados pela intervenção, atendendo a 64 mil passageiros/dia que trafegam em 145 ônibus/hora, oriundos das 23 linhas de transporte coletivo que passam a trafegar pela via.

Contando com a nova faixa exclusiva, Fortaleza dispõe hoje de 99,5 quilômetros de deslocamento reservado para os ônibus. No início da atual gestão, a cidade contava com apenas 3,3 quilômetros de deslocamento exclusivo para os ônibus, que era composto pelos percursos de contra-fluxo das avenidas João Pessoa e Francisco Sá.

Seguem em andamento estudos técnicos para a definição de novas faixas exclusivas de ônibus a serem implantadas nas avenidas Godofredo Maciel, Osório de Paiva e na Rua Cel. Matos Dourado, além de outras vias da cidade. A medida é uma iniciativa do PAITT, por meio da articulação entre a SCSP, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Ganho de velocidade operacional das faixas exclusivas

Faixa Exclusiva

Ganho de velocidade operacional

Redução de tempo por dia (minutos)

Av. Santos Dumont

207%

31,3 min

Av. Carapinima

159%

10,5 min

Av. Dom Luís

143%

14,6 min

Av. Bezerra de Menezes

91%

13,6 min

Av. da Universidade

69%

6,3 min

Av. Domingos Olímpio

62%

10,9 min

Av. Antônio Sales

24%

5,6 min

Faixas exclusivas existentes

- Av. Francisco Sá – 0,6 km

- Av. João Pessoa – 2,7 km

- Av. Santos Dumont – 1,6 km

- Av. Dom Luís – 1,8 km

- Av. do Imperador – 0,8 km

- Av. Tristão Gonçalves – 0,9 km

- Av. da Universidade – 1,5 Km

- Av. Carapinima – 1,8 km

- Av. Alberto Sá – 1,0 Km

- Av. José Bastos – 8,3 Km

- Av. Domingos Olímpio – 4,2 km

- Av. Bernardo Manuel – 9,5 Km

- Av. Antônio Sales – 4,0 km

- Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral – Etapa 1) – 7,5 Km

- Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral – Etapa 2) – 8,5 Km

- Av. Bezerra de Menezes – 8,2 km

- Av. Gomes de Matos – 1,9 Km

- Av. Pres. Castelo Branco (Leste/Oeste – Etapa 1) – 4,4 km

- Av. Pres. Castelo Branco (Leste/Oeste – Etapa 2) – 6,6 km

- Av. Alberto Craveiro – 4,8 Km

- Rua Pe. Valdevino – 3,2 km

- Avenida Abolição – 5,3 Km

- Av. Osório de Paiva (Etapa 1) – 2,6 km

- Av. Juscelino Kubitschek – 5 km

- Rua César Rosas – 0,5 km

- Rua Germano Franck – 1,1 km

- Rua General Sampaio – 1,2 km

Total: 99,5 km