Faixas Exclusivas de Ônibus


Com o objetivo de melhorar o deslocamento do transporte público e ampliar a segurança para pedestres e ciclistas, a Prefeitura de Fortaleza acaba de concluir o Binário da Parangaba (Regional IV), que inclui no projeto uma faixa exclusiva de ônibus na Rua Germano Franck. Com isso, agora há uma ligação mais organizada e robusta entre o Centro da cidade e os bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba, beneficiando cerca de 190 mil pessoas por dia que trafegam naquela região, que agora conta também com ampla infraestrutura cicloviária e medidas para a redução de acidentes e conflitos em pontos críticos.

Com a nova intervenção, a Rua Germano Franck agora está contemplada com cerca de 1,1 km de faixa exclusiva de ônibus no sentido Sul-Norte (Parangaba-Montese), no trecho entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua César Rosas, ligando o Terminal da Parangaba ao Montese. Contando com a nova faixa exclusiva, Fortaleza dispõe agora de 98,2 quilômetros de deslocamento reservado para os ônibus. A meta do Programa de Implantação de Faixas Exclusivas, lançado em agosto de 2014, é concluir o ano de 2016 com 135 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus para beneficiar a população.

Em 07 de junho de 2014, o prefeito Roberto Cláudio inaugurou o primeiro binário da atual gestão envolvendo as avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Com o novo projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), foram implantadas as primeiras faixas exclusivas para ônibus com cerca de 3,4 quilômetros, priorizando a melhoria do fluxo de ônibus até o Terminal do Papicu, que concentra uma grande demanda diária de passageiros.

Inicialmente, a expectativa era de que houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por estas duas vias, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. Na Av. Santos Dumont, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Isso representa menos tempo de deslocamento trabalho-casa, ou vice-versa, e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais.

Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com ganhos identificados acima do esperado são a Av. Carapinima, com ganho de 160%, a Av. Bezerra de Menezes, com ganho de 91%, e a Av. da Universidade, que teve um aumento de 70% na velocidade operacional dos coletivos.

Expansão

Seguem em andamento estudos técnicos para a definição de novas faixas exclusivas de ônibus a serem implantadas nas avenidas Godofredo Maciel, Osório de Paiva e na Rua Cel. Matos Dourado, além de outras vias da cidade. A medida é uma iniciativa do PAITT, por meio da articulação entre a SCSP, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Faixas exclusivas existentes

- Av. Francisco Sá – 0,6 km

- Av. João Pessoa – 2,7 km

- Av. Bezerra de Menezes – 8,2 km

- Av. do Imperador – 0,8 km

- Av. Tristão Gonçalves – 0,9 km

- Av. Santos Dumont – 1,6 km

- Av. Dom Luís – 1,8 km

- Av. Alberto Sá – 1,0 Km

- Av. da Universidade – 1,5 Km

- Av. Carapinima – 1,8 km

- Av. José Bastos – 8,3 Km

- Av. Domingos Olímpio – 4,2 km

- Av. Bernardo Manuel – 9,5 Km

- Av. Antônio Sales – 4,0 km

- Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral – etapas 1 e 2) – 16 Km

- Av. Pres. Castelo Branco (Leste/Oeste – Etapas 1 e 2) – 11 km

- Av. Gomes de Matos – 1,9 Km

- Avenida Abolição – 5,3 Km

- Av. Alberto Craveiro – 4,8 Km

- Rua Pe. Valdevino – 3,2 km

- Av. Osório de Paiva (Etapa 1) – 2,6 km

- Av. Juscelino Kubitschek – 5 km

- Rua César Rosas – 0,5 km

- Rua Germano Franck – 1,1 km

 

Total: 98,2 km

Faixas Exclusivas de Ônibus

Com o objetivo de melhorar o deslocamento do transporte público e ampliar a segurança para pedestres e ciclistas, a Prefeitura de Fortaleza acaba de concluir o Binário da Parangaba (Regional IV), que inclui no projeto uma faixa exclusiva de ônibus na Rua Germano Franck. Com isso, agora há uma ligação mais organizada e robusta entre o Centro da cidade e os bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba, beneficiando cerca de 190 mil pessoas por dia que trafegam naquela região, que agora conta também com ampla infraestrutura cicloviária e medidas para a redução de acidentes e conflitos em pontos críticos.

Com a nova intervenção, a Rua Germano Franck agora está contemplada com cerca de 1,1 km de faixa exclusiva de ônibus no sentido Sul-Norte (Parangaba-Montese), no trecho entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua César Rosas, ligando o Terminal da Parangaba ao Montese. Contando com a nova faixa exclusiva, Fortaleza dispõe agora de 98,2 quilômetros de deslocamento reservado para os ônibus. A meta do Programa de Implantação de Faixas Exclusivas, lançado em agosto de 2014, é concluir o ano de 2016 com 135 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus para beneficiar a população.

Em 07 de junho de 2014, o prefeito Roberto Cláudio inaugurou o primeiro binário da atual gestão envolvendo as avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Com o novo projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), foram implantadas as primeiras faixas exclusivas para ônibus com cerca de 3,4 quilômetros, priorizando a melhoria do fluxo de ônibus até o Terminal do Papicu, que concentra uma grande demanda diária de passageiros.

Inicialmente, a expectativa era de que houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por estas duas vias, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. Na Av. Santos Dumont, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Isso representa menos tempo de deslocamento trabalho-casa, ou vice-versa, e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais.

Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com ganhos identificados acima do esperado são a Av. Carapinima, com ganho de 160%, a Av. Bezerra de Menezes, com ganho de 91%, e a Av. da Universidade, que teve um aumento de 70% na velocidade operacional dos coletivos.

Expansão

Seguem em andamento estudos técnicos para a definição de novas faixas exclusivas de ônibus a serem implantadas nas avenidas Godofredo Maciel, Osório de Paiva e na Rua Cel. Matos Dourado, além de outras vias da cidade. A medida é uma iniciativa do PAITT, por meio da articulação entre a SCSP, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Faixas exclusivas existentes

- Av. Francisco Sá – 0,6 km

- Av. João Pessoa – 2,7 km

- Av. Bezerra de Menezes – 8,2 km

- Av. do Imperador – 0,8 km

- Av. Tristão Gonçalves – 0,9 km

- Av. Santos Dumont – 1,6 km

- Av. Dom Luís – 1,8 km

- Av. Alberto Sá – 1,0 Km

- Av. da Universidade – 1,5 Km

- Av. Carapinima – 1,8 km

- Av. José Bastos – 8,3 Km

- Av. Domingos Olímpio – 4,2 km

- Av. Bernardo Manuel – 9,5 Km

- Av. Antônio Sales – 4,0 km

- Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral – etapas 1 e 2) – 16 Km

- Av. Pres. Castelo Branco (Leste/Oeste – Etapas 1 e 2) – 11 km

- Av. Gomes de Matos – 1,9 Km

- Avenida Abolição – 5,3 Km

- Av. Alberto Craveiro – 4,8 Km

- Rua Pe. Valdevino – 3,2 km

- Av. Osório de Paiva (Etapa 1) – 2,6 km

- Av. Juscelino Kubitschek – 5 km

- Rua César Rosas – 0,5 km

- Rua Germano Franck – 1,1 km

 

Total: 98,2 km