Faixas Exclusivas de Ônibus


Otimizar a rede de circulação utilizada por pedestres, ciclistas e motoristas tem sido o objetivo principal da Prefeitura de Fortaleza com a implantação de um denso programa de mobilidade urbana na cidade. Com o desenvolvimento do projeto das faixas exclusivas, iniciado em junho de 2014, a gestão do Prefeito Roberto Cláudio persegue a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, sendo que os resultados vêm superando as expectativas.

 

Em 07 de junho de 2014, o prefeito Roberto Cláudio inaugurou o primeiro binário da atual gestão envolvendo as avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Com o novo projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), foram instaladas nestas duas vias três faixas para veículos, sendo uma exclusiva para ônibus de cerca de 3,4 quilômetros, além de uma ciclofaixa de aproximadamente 5,2 quilômetros, ampliando as opções de mobilidade segura para os ciclistas.

 

Com as faixas exclusivas de ônibus implantadas no Binário Dom Luís / Santos Dumont, por onde trafegam diariamente boa parte dos trabalhadores da cidade no trajeto casa-trabalho, a circulação do transporte coletivo foi priorizada. Inicialmente, a expectativa era de que houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por estas duas vias, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. Na Av. Santos Dumont, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Isso representa menos tempo de deslocamento trabalho-casa, ou vice-versa, e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais.

 

Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com ganhos de velocidade operacional dos ônibus identificados acima do esperado são a Av. Carapinima, com ganho de 160%; a Rua General Sampaio, com ganho de 108%; a Av. Bezerra de Menezes, com ganho de 91%; a Av. da Universidade, com ganho de 70%; e a Av. Domingos Olímpio, com ganho de 62%.

 

A mais recente faixa exclusiva de Fortaleza foi implantada na Avenida Godofredo Maciel, otimizando o deslocamento de usuários do transporte coletivo na região do bairro Maraponga e adjacências. A faixa exclusiva está situada ao longo da Avenida Godofredo Maciel, uma das mais movimentadas do bairro Maraponga, no trecho compreendido entre a Rua Germano Franck e a Av. Presidente Costa e Silva (Perimetral), tendo sido implantado 3,7 quilômetros de priorização ao transporte público na faixa da direita em cada sentido da via, contabilizando um total de 7,4 km de faixa exclusiva.

 

A medida beneficia cerca de 55 mil passageiros, distribuídos em 17 linhas que realizam 1091 viagens por dia, gerando fluxo de 97 ônibus/hora, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros, possibilitando um ir e vir mais rápido e seguro. Além da faixa exclusiva, os abrigos de concreto também foram substituídos por metálicos e a AMC renovou toda a sinalização horizontal e vertical da via.

 

Com a nova faixa exclusiva da Avenida Godofredo Maciel, Fortaleza dispõe agora de cerca de 107,4 km de deslocamento reservado para os ônibus. No início da atual gestão, a cidade contava com apenas 3,3 quilômetros de deslocamento exclusivo para os ônibus, que era composto pelos percursos de contra-fluxo das avenidas João Pessoa e Francisco Sá, evidenciando assim o crescimento de 3.254% em priorização ao transporte público na atual gestão municipal.

 

Em fase de estudos, um conjunto de ações para o Centro de Fortaleza vai incluir a implantação de novas faixas exclusivas, com projeto inicial de cerca de 8,2 km de faixas exclusivas a serem implantadas na região, beneficiando assim mais de 300 mil usuários do transporte público que circulam naquela região por dia, com ações alinhadas ao Plano Fortaleza 2040. Também seguem em andamento estudos técnicos para a definição de novas faixas exclusivas de ônibus a serem implantadas nas avenidas Osório de Paiva e na Rua Cel. Matos Dourado, além de outras vias da cidade.

 

A priorização do ônibus proporciona diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes.

 

Ganho de velocidade operacional das faixas exclusivas

Faixa Exclusiva

Ganho de velocidade operacional

Av. Santos Dumont

207%

Av. Carapinima

159%

Av. Dom Luís

143%

Rua General Sampaio

108%

Av. Bezerra de Menezes

91%

Av. da Universidade

69%

Av. Domingos Olímpio

62%

Av. Antônio Sales

24%

 

Faixas exclusivas existentes

- Av. Francisco Sá – 0,6 km 

- Av. João Pessoa – 2,7 km 

- Av. Padre Ibiapina – 0,7 km 

- Rua Pedro Pereira – 0,3 km

- Rua Padre Mororó – 0,6 km

- Rua Castro e Silva – 0,3 km

- Av. Santos Dumont – 1,6 km 

- Av. Dom Luís – 1,8 km 

- Av. do Imperador – 0,9 km 

- Av. Tristão Gonçalves – 1,4 km 

- Av. da Universidade – 1,5 Km 

- Av. Carapinima – 1,5 km 

- Av. Alberto Sá – 0,7 Km 

- Av. Américo Barreira – 4,0 km 

- Av. José Bastos – 4,1 Km 

- Av. Domingos Olímpio – 4,1 km 

- Rua Justiniano de Serpa – 0,2 km 

- Av. Bernardo Manuel – 9,4 Km 

- Av. Antônio Sales – 3,6 km 

- Av. Jornalista Tomaz Coelho – 3,9 km 

- Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral – Etapa 2) – 12 Km 

- Av. Bezerra de Menezes – 6,6 km 

- Av. Gomes de Matos – 2 Km 

- Av. Pres. Castelo Branco (Leste-Oeste – Etapa 2) – 10,5 km 

- Av. Alberto Craveiro – 4,6 Km 

- Rua Pe. Valdevino / Rua Beni de Carvalho – 3 km 

- Av. Historiador Raimundo Girão – 0,5 km 

- Av. Monsenhor Tabosa – 0,6 km 

- Avenida Abolição – 5,3 Km 

- Av. Osório de Paiva (Etapa 1) – 2,6 km 

- Av. Juscelino Kubitschek – 5 km 

- Rua César Rosas – 0,5 km 

- Rua Almirante Rubim – 0,6 km 

- Rua Germano Franck – 1,1 km 

- Rua General Sampaio – 1,2 km 

- Av. Godofredo Maciel – 7,4 km 

 

Total: 107,4 km 

Faixas Exclusivas de Ônibus

Otimizar a rede de circulação utilizada por pedestres, ciclistas e motoristas tem sido o objetivo principal da Prefeitura de Fortaleza com a implantação de um denso programa de mobilidade urbana na cidade. Com o desenvolvimento do projeto das faixas exclusivas, iniciado em junho de 2014, a gestão do Prefeito Roberto Cláudio persegue a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, sendo que os resultados vêm superando as expectativas.

 

Em 07 de junho de 2014, o prefeito Roberto Cláudio inaugurou o primeiro binário da atual gestão envolvendo as avenidas Dom Luís e Santos Dumont. Com o novo projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), foram instaladas nestas duas vias três faixas para veículos, sendo uma exclusiva para ônibus de cerca de 3,4 quilômetros, além de uma ciclofaixa de aproximadamente 5,2 quilômetros, ampliando as opções de mobilidade segura para os ciclistas.

 

Com as faixas exclusivas de ônibus implantadas no Binário Dom Luís / Santos Dumont, por onde trafegam diariamente boa parte dos trabalhadores da cidade no trajeto casa-trabalho, a circulação do transporte coletivo foi priorizada. Inicialmente, a expectativa era de que houvesse um crescimento de cerca de 40% na velocidade dos ônibus que trafegam por estas duas vias, mas esse resultado foi bem melhor do que o esperado. Na Av. Santos Dumont, o ganho de velocidade operacional dos ônibus identificado é de 207% e na Dom Luís a marca é de 143%. Isso representa menos tempo de deslocamento trabalho-casa, ou vice-versa, e mais tempo para o trabalhador estar com a família ou até mesmo resolver outras demandas pessoais.

 

Outros exemplos de vias que também foram bastante beneficiadas com ganhos de velocidade operacional dos ônibus identificados acima do esperado são a Av. Carapinima, com ganho de 160%; a Rua General Sampaio, com ganho de 108%; a Av. Bezerra de Menezes, com ganho de 91%; a Av. da Universidade, com ganho de 70%; e a Av. Domingos Olímpio, com ganho de 62%.

 

A mais recente faixa exclusiva de Fortaleza foi implantada na Avenida Godofredo Maciel, otimizando o deslocamento de usuários do transporte coletivo na região do bairro Maraponga e adjacências. A faixa exclusiva está situada ao longo da Avenida Godofredo Maciel, uma das mais movimentadas do bairro Maraponga, no trecho compreendido entre a Rua Germano Franck e a Av. Presidente Costa e Silva (Perimetral), tendo sido implantado 3,7 quilômetros de priorização ao transporte público na faixa da direita em cada sentido da via, contabilizando um total de 7,4 km de faixa exclusiva.

 

A medida beneficia cerca de 55 mil passageiros, distribuídos em 17 linhas que realizam 1091 viagens por dia, gerando fluxo de 97 ônibus/hora, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros, possibilitando um ir e vir mais rápido e seguro. Além da faixa exclusiva, os abrigos de concreto também foram substituídos por metálicos e a AMC renovou toda a sinalização horizontal e vertical da via.

 

Com a nova faixa exclusiva da Avenida Godofredo Maciel, Fortaleza dispõe agora de cerca de 107,4 km de deslocamento reservado para os ônibus. No início da atual gestão, a cidade contava com apenas 3,3 quilômetros de deslocamento exclusivo para os ônibus, que era composto pelos percursos de contra-fluxo das avenidas João Pessoa e Francisco Sá, evidenciando assim o crescimento de 3.254% em priorização ao transporte público na atual gestão municipal.

 

Em fase de estudos, um conjunto de ações para o Centro de Fortaleza vai incluir a implantação de novas faixas exclusivas, com projeto inicial de cerca de 8,2 km de faixas exclusivas a serem implantadas na região, beneficiando assim mais de 300 mil usuários do transporte público que circulam naquela região por dia, com ações alinhadas ao Plano Fortaleza 2040. Também seguem em andamento estudos técnicos para a definição de novas faixas exclusivas de ônibus a serem implantadas nas avenidas Osório de Paiva e na Rua Cel. Matos Dourado, além de outras vias da cidade.

 

A priorização do ônibus proporciona diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes.

 

Ganho de velocidade operacional das faixas exclusivas

Faixa Exclusiva

Ganho de velocidade operacional

Av. Santos Dumont

207%

Av. Carapinima

159%

Av. Dom Luís

143%

Rua General Sampaio

108%

Av. Bezerra de Menezes

91%

Av. da Universidade

69%

Av. Domingos Olímpio

62%

Av. Antônio Sales

24%

 

Faixas exclusivas existentes

- Av. Francisco Sá – 0,6 km 

- Av. João Pessoa – 2,7 km 

- Av. Padre Ibiapina – 0,7 km 

- Rua Pedro Pereira – 0,3 km

- Rua Padre Mororó – 0,6 km

- Rua Castro e Silva – 0,3 km

- Av. Santos Dumont – 1,6 km 

- Av. Dom Luís – 1,8 km 

- Av. do Imperador – 0,9 km 

- Av. Tristão Gonçalves – 1,4 km 

- Av. da Universidade – 1,5 Km 

- Av. Carapinima – 1,5 km 

- Av. Alberto Sá – 0,7 Km 

- Av. Américo Barreira – 4,0 km 

- Av. José Bastos – 4,1 Km 

- Av. Domingos Olímpio – 4,1 km 

- Rua Justiniano de Serpa – 0,2 km 

- Av. Bernardo Manuel – 9,4 Km 

- Av. Antônio Sales – 3,6 km 

- Av. Jornalista Tomaz Coelho – 3,9 km 

- Av. Pres. Costa e Silva (Perimetral – Etapa 2) – 12 Km 

- Av. Bezerra de Menezes – 6,6 km 

- Av. Gomes de Matos – 2 Km 

- Av. Pres. Castelo Branco (Leste-Oeste – Etapa 2) – 10,5 km 

- Av. Alberto Craveiro – 4,6 Km 

- Rua Pe. Valdevino / Rua Beni de Carvalho – 3 km 

- Av. Historiador Raimundo Girão – 0,5 km 

- Av. Monsenhor Tabosa – 0,6 km 

- Avenida Abolição – 5,3 Km 

- Av. Osório de Paiva (Etapa 1) – 2,6 km 

- Av. Juscelino Kubitschek – 5 km 

- Rua César Rosas – 0,5 km 

- Rua Almirante Rubim – 0,6 km 

- Rua Germano Franck – 1,1 km 

- Rua General Sampaio – 1,2 km 

- Av. Godofredo Maciel – 7,4 km 

 

Total: 107,4 km