Monitoramento


  

O trânsito de Fortaleza é acompanhado em tempo real diretamente do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR). A partir das imagens reproduzidas por 110 câmeras distribuídas em pontos movimentados da cidade, além do Aeroporto Internacional Pinto Martins, é possível observar o comportamento dos veículos e pedestres. A ferramenta auxilia no acompanhamento das interferências urbanas e possibilita tomada de decisões imediatas para seus respectivos reparos, melhorando a mobilidade em trechos obstruídos e chegando mais rápido ao local da colisão. 

Após um acordo entre Prefeitura e Governo do Estado em junho de 2017, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) passou a compartilhar as imagens com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) atuando como importante aliada no combate à violência. Toda a estrutura de vigilância, que inclui ainda dados de fiscalização eletrônica, está à disposição da pasta estadual. 

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por sua vez, também fornece ao órgão de trânsito informações obtidas por meio das suas 45 câmeras de monitoramento. O objetivo da integração é preservar vidas e garantir um ir e vir cada vez mais seguro.