A rede cicloviária de Fortaleza está em constante ampliação. Hoje já são 427,9 km de ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas ou passeios compartilhados distribuídos por todas as regionais da Capital. É um aumento de 529% quando comparado a 2012, cuja malha exclusiva para esse modal era de apenas 68 km. Até o fim de 2024, a cidade terá uma total de 500 km para garantir um ir e vir mais seguro aos ciclistas.
De acordo com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a Capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária. São 51% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclofaixa, ciclovia ou ciclorrota.
Este ano, Fortaleza foi a grande vencedora do Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici), programa internacional que prioriza a mobilidade sustentável. Com primeiro lugar mundial, a cidade está recebendo o financiamento de 1 milhão de dólares para promover inovações na infraestrutura cicloviária existente e assistência técnica na concepção de novas ciclovias e ciclofaixas pelos próximos três anos.
Confira o Mapa da Malha Cicloviária atualizado aqui.