Binários


De junho de 2014 até hoje, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da SCSP, já implantou 17 Binários na cidade e reordenou o trânsito em outras quatro áreas. Mais de 35 bairros já foram contemplados com o projeto de Binários, destacando-se Vila Manuel Sátiro, Parque Santa Rosa, Messejana, Jóquei Clube, Bela Vista, Parangaba, Granja Portugal, Praia de Iracema, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Montese, Papicu e Aldeota.

Recentemente, no início de dezembro de 2017, o prefeito Roberto Cláudio anunciou a implantação de um amplo pacote de intervenções viárias no entorno da Avenida Washington Soares, cujo projeto vai contemplar uma grande área, desde a Avenida Engenheiro Leal Lima Verde até a Avenida Rogaciano Leite, envolvendo principalmente a Avenida José Leon, a Rua Vereador Pedro Paulo e a Avenida dos Franceses. O programa traz medidas de segurança para pedestres, binário, infraestrutura cicloviária, além de intervenções para reduzir congestionamentos e proporcionar maior fluidez do transporte público e do trânsito geral naquela área.

O entorno da Avenida Washington Soares é muito importante para Fortaleza, pois a ligação entre diversos bairros na parte leste da cidade, mas hoje está muito saturado, não havendo vias próximas que ajudem a auxiliar o escoamento do tráfego naquela região. Este projeto pretende, dentre outros fatores, criar um corredor paralelo e alternativo à Washington Soares, reduzir acidentes e melhorar as condições de trafegabilidade de veículos no bairro Jardim das Oliveiras, realizar o tratamento de pontos críticos de acidentes, além de criar uma Área de Trânsito Calmo, compreendendo o polo comercial e gastronômico naquele entorno. Para isso, foram incorporadas ações de mobilidade, permitindo uma otimização de circulação viária, mas também incluindo uma ampla intervenção que beneficia e dá mais segurança para pedestres e ciclistas.

As intervenções pretendem ligar as avenidas Engenheiro Santana Júnior, Engenheiro Leal Lima Verde e Maestro Lisboa, por meio da Avenida Miguel Dias, formando assim um corredor paralelo e alternativo à Avenida Washington Soares. Para isso, a Avenida Engenheiro Leal Lima Verde será prolongada. O projeto prevê a implantação de sentido único oeste/leste na Avenida José Leon, no trecho compreendido entre as ruas Coronel Honório Vieira e José Alves Cavalcante, beneficiando assim quem se desloca do Jardim das Oliveiras em direção à Sapiranga. Já na Rua Vereador Pedro Paulo, será adotado sentido único inverso leste/oeste, compreendendo o trecho entre as avenidas Dr. João Maciel Filho e a Rua Coronel Honório Vieira.

Ao longo do processo da implantação dos projetos de binários em Fortaleza, foram sendo incorporadas novas ações, como requalificação da iluminação pública e dos pavimentos, correção de drenagem, a implantação de prolongamentos de calçadas, como aconteceu no Binário da Vila Manuel Sátiro, inaugurado em agosto de 2017; faixas em diagonal, como aconteceu inicialmente no Binário Historiador Raimundo Girão / Monsenhor Tabosa, inaugurado em dezembro de 2015; além de travessias elevadas para pedestres, como no Binário Costa Mendes / Gustavo Braga, inaugurado em setembro de 2015, dentre outros benefícios. Hoje, o projeto de binário tem uma conotação mais ampla, sendo ainda uma otimização de circulação viária, mas também incluindo uma ampla intervenção que beneficia e dá mais segurança para pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas.

Binários entregues

Binário Vila Manuel Sátiro – Regional V

(Rua Fernando Faria de Melo / Rua Delta)

Binário da Messejana – 2ª Etapa – Regional VI

- Rua Alves Ribeiro / Rua Paulo Setúbal (entre a Avenida Frei Cirilo e a BR-116)

Binário do Parque Santa Rosa – Regional V

(Rua Tulipa Negra / Rua Eduardo Araújo)

Binário do Bairro Parangaba – Regional IV

(Rua Germano Franck / Rua Barão de Canindé)

Binários do Bairro Messejana – Regional VI (1ª Etapa)

Nesta etapa, foram implantados três binários:

- Rua Cel. João de Oliveira / Rua Letícia / Rua Vasco de Athaíde (entre as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo)

- Rua Manuel Castelo Branco / Rua Dr. Pergentino Maia (entre as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo)

- Rua Cel. Guilherme Alencar / Rua Cel. Ernesto Matos (entre as ruas Cel. João de Oliveira e José Hipólito)

Binários Jóquei Clube / Bela Vista – Regional III

Neste projeto, a região recebeu intervenções para a implantação de três binários:

- Rua Rio Grande do Sul / Rua Estado do Rio de Janeiro (entre as avenidas Sen. Fernandes Távora e Eng. Humberto Monte)

- Av. Carneiro de Mendonça / Rua Monsenhor Hipólito Brasil / Rua Diamantina (entre a Rua Cel. Matos Dourado (Perimetral) e a Avenida José Bastos)

- Rua Pernambuco / Rua Alagoas (entre a Avenida José Bastos e a Rua Estado do Rio de Janeiro)

Binário do Bairro Granja Portugal – Regional V

(Rua Maria Júlia / Rua Bragança x Rua Raimundo Pinheiro / Rua Itajaí)

Binário da Praia de Iracema – Regional II

(Av. Historiador Raimundo Girão / Av. Monsenhor Tabosa)

Binário do Bairro Parquelândia – Regional III

(Rua Azevedo Bolão / Rua Gustavo Sampaio)

Binário do Bairro Rodolfo Teófilo – Regional III

(Rua Prof. Costa Mendes / Rua Gustavo Braga)

Binário do Bairro Montese – Regional IV

(Rua Alberto Magno / Av. Prof. Gomes de Matos)

Binário do Bairro Papicu – Regional II

(Av. Alberto Sá / Rua Fausto Cabral)

Binário do Bairro Aldeota – Regional II

(Av. Dom Luís / Av. Santos Dumont)

Binários

De junho de 2014 até hoje, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da SCSP, já implantou 17 Binários na cidade e reordenou o trânsito em outras quatro áreas. Mais de 35 bairros já foram contemplados com o projeto de Binários, destacando-se Vila Manuel Sátiro, Parque Santa Rosa, Messejana, Jóquei Clube, Bela Vista, Parangaba, Granja Portugal, Praia de Iracema, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Montese, Papicu e Aldeota.

Recentemente, no início de dezembro de 2017, o prefeito Roberto Cláudio anunciou a implantação de um amplo pacote de intervenções viárias no entorno da Avenida Washington Soares, cujo projeto vai contemplar uma grande área, desde a Avenida Engenheiro Leal Lima Verde até a Avenida Rogaciano Leite, envolvendo principalmente a Avenida José Leon, a Rua Vereador Pedro Paulo e a Avenida dos Franceses. O programa traz medidas de segurança para pedestres, binário, infraestrutura cicloviária, além de intervenções para reduzir congestionamentos e proporcionar maior fluidez do transporte público e do trânsito geral naquela área.

O entorno da Avenida Washington Soares é muito importante para Fortaleza, pois a ligação entre diversos bairros na parte leste da cidade, mas hoje está muito saturado, não havendo vias próximas que ajudem a auxiliar o escoamento do tráfego naquela região. Este projeto pretende, dentre outros fatores, criar um corredor paralelo e alternativo à Washington Soares, reduzir acidentes e melhorar as condições de trafegabilidade de veículos no bairro Jardim das Oliveiras, realizar o tratamento de pontos críticos de acidentes, além de criar uma Área de Trânsito Calmo, compreendendo o polo comercial e gastronômico naquele entorno. Para isso, foram incorporadas ações de mobilidade, permitindo uma otimização de circulação viária, mas também incluindo uma ampla intervenção que beneficia e dá mais segurança para pedestres e ciclistas.

As intervenções pretendem ligar as avenidas Engenheiro Santana Júnior, Engenheiro Leal Lima Verde e Maestro Lisboa, por meio da Avenida Miguel Dias, formando assim um corredor paralelo e alternativo à Avenida Washington Soares. Para isso, a Avenida Engenheiro Leal Lima Verde será prolongada. O projeto prevê a implantação de sentido único oeste/leste na Avenida José Leon, no trecho compreendido entre as ruas Coronel Honório Vieira e José Alves Cavalcante, beneficiando assim quem se desloca do Jardim das Oliveiras em direção à Sapiranga. Já na Rua Vereador Pedro Paulo, será adotado sentido único inverso leste/oeste, compreendendo o trecho entre as avenidas Dr. João Maciel Filho e a Rua Coronel Honório Vieira.

Ao longo do processo da implantação dos projetos de binários em Fortaleza, foram sendo incorporadas novas ações, como requalificação da iluminação pública e dos pavimentos, correção de drenagem, a implantação de prolongamentos de calçadas, como aconteceu no Binário da Vila Manuel Sátiro, inaugurado em agosto de 2017; faixas em diagonal, como aconteceu inicialmente no Binário Historiador Raimundo Girão / Monsenhor Tabosa, inaugurado em dezembro de 2015; além de travessias elevadas para pedestres, como no Binário Costa Mendes / Gustavo Braga, inaugurado em setembro de 2015, dentre outros benefícios. Hoje, o projeto de binário tem uma conotação mais ampla, sendo ainda uma otimização de circulação viária, mas também incluindo uma ampla intervenção que beneficia e dá mais segurança para pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas.

Binários entregues

Binário Vila Manuel Sátiro – Regional V

(Rua Fernando Faria de Melo / Rua Delta)

Binário da Messejana – 2ª Etapa – Regional VI

- Rua Alves Ribeiro / Rua Paulo Setúbal (entre a Avenida Frei Cirilo e a BR-116)

Binário do Parque Santa Rosa – Regional V

(Rua Tulipa Negra / Rua Eduardo Araújo)

Binário do Bairro Parangaba – Regional IV

(Rua Germano Franck / Rua Barão de Canindé)

Binários do Bairro Messejana – Regional VI (1ª Etapa)

Nesta etapa, foram implantados três binários:

- Rua Cel. João de Oliveira / Rua Letícia / Rua Vasco de Athaíde (entre as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo)

- Rua Manuel Castelo Branco / Rua Dr. Pergentino Maia (entre as avenidas Washington Soares e Frei Cirilo)

- Rua Cel. Guilherme Alencar / Rua Cel. Ernesto Matos (entre as ruas Cel. João de Oliveira e José Hipólito)

Binários Jóquei Clube / Bela Vista – Regional III

Neste projeto, a região recebeu intervenções para a implantação de três binários:

- Rua Rio Grande do Sul / Rua Estado do Rio de Janeiro (entre as avenidas Sen. Fernandes Távora e Eng. Humberto Monte)

- Av. Carneiro de Mendonça / Rua Monsenhor Hipólito Brasil / Rua Diamantina (entre a Rua Cel. Matos Dourado (Perimetral) e a Avenida José Bastos)

- Rua Pernambuco / Rua Alagoas (entre a Avenida José Bastos e a Rua Estado do Rio de Janeiro)

Binário do Bairro Granja Portugal – Regional V

(Rua Maria Júlia / Rua Bragança x Rua Raimundo Pinheiro / Rua Itajaí)

Binário da Praia de Iracema – Regional II

(Av. Historiador Raimundo Girão / Av. Monsenhor Tabosa)

Binário do Bairro Parquelândia – Regional III

(Rua Azevedo Bolão / Rua Gustavo Sampaio)

Binário do Bairro Rodolfo Teófilo – Regional III

(Rua Prof. Costa Mendes / Rua Gustavo Braga)

Binário do Bairro Montese – Regional IV

(Rua Alberto Magno / Av. Prof. Gomes de Matos)

Binário do Bairro Papicu – Regional II

(Av. Alberto Sá / Rua Fausto Cabral)

Binário do Bairro Aldeota – Regional II

(Av. Dom Luís / Av. Santos Dumont)